Aventurar-se nos mágicos caminhos da palavra encantada, abrindo o coração à visão do invisível, ao gesto da escuta, ao olhar que se maravilha, ao pensamento mágico e imaginativo, ao universo brincante, à diversidade cultural dos povos é o convite deste projeto de trabalho e vida.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

contos de vida, morte, renascimento...

Com tanta história bonita evocada na aula, não consigo me lembrar exatamente do enredo desta. Mas sei que me chamou atenção sua estrutura que é presente em contos de outros povos. No conto narrado pela aluna há uma criatura que morre, ( acho que é assassinada). Mesmo morta sua voz se faz ouvir. Para calá-la seu algoz a destrói de outro modo, mas ela segue a falar...e ser destruída passando por váriso estados de matéria.... até que vira cinza....


Existe um belo conto japonês com este mesmo processo de transmutação. Nele o cachorrinho querido e dadivoso de um casal idoso é morto pelo vizinho invejoso. Com seus ossos o bom velhinho faz um pilão, que dá arroz em abundância aos antigos donos, mas só serve lixo ao vizinho que o pega e maltrata; enraivecido o invejoso queima o pilão e suas cinzas são guardadas com carinho pelo bom velhinho. Elas voam e fazem florescer as árvores em pleno inverno.... a notícia, como as scinzas, se espalham e o bom velhinho é chamado a curar as cerejeiras mortas do jardim imperial. Encarapitado nos galhos ele despeja as cinzas do cachorro e as cerejeiras se abrem em flor... Recompensado com ouro pelo imperador o velhinho também recebeu o título de " Aquele que fez renascer as árvores mortas"!

Como um conto puxa outro, este nos lembra o história da Fênix... renascer das cinzas.. passar pelo processo do fogo...

mas isto é uma outra história que fica para uma outra vez...

.... vou dormir, antes que amanheça, sonhando com a vida que renasce das cinzas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário