Aventurar-se nos mágicos caminhos da palavra encantada, abrindo o coração à visão do invisível, ao gesto da escuta, ao olhar que se maravilha, ao pensamento mágico e imaginativo, ao universo brincante, à diversidade cultural dos povos é o convite deste projeto de trabalho e vida.

LINGUAGEM CÊNICA

A viajar fantasiosamente por terras dos Cinco Continentes, o projeto mergulha no imaginário das distintas culturas, contatando diferentes e convergentes leituras do mundo para recontar em novas tessituras.

Muitas histórias em prosa e verso, inspiradas em lendas, mitos, contos de fadas, brincadeiras compõem o repertório de Encantares. E como dizem que “quem conta sempre aumenta um ponto” cada uma delas foi tecida em novas palavras e imagens que buscam não desvirtuar a matriz, mas também agregam um tom pessoal e autoral aos originais pesquisados em uma ou mais fontes. Biografias,  contos e poemas  de escritores brincadeiras  e histórias de sua sua própria autoria também integram o acervo de Encantarres


Para  trazer a palavra à cena, recursos de linguagem se somam e alternam, pesquisando-se possibilidades narrativas.
Enquanto a voz se modula no espaço oferecendo-se à escuta, em timbres, ritmos, melodias, o corpo fala por gestos e olhares;
Objetos ou instrumentos sonoros podem se compor ao verbo, criando climas, atmosferas ou imagens que também contam do conto, potencializando a simbologia expressa em palavra.
Máscaras, bonecos figurinos compõem personagens que agregam possibilidades narrativas.
Integrados ao verbo, os elementos cênicos, plásticos e sonoros não ilustram simplesmente o texto, mas iluminam os símbolos a serem desvelados.


A situação cênica também é pesquisada buscando-se maneiras distintas de estabelecer a relação entre contadora, ouvintes e contos:
- apresentações mais singelas ou mais teatrais com recursos de luz e trilha; apresentações para grupos ou para uma só pessoa;
- apresentações integradas com o saborear de alimentos, com vivências expressivas ou lúdicas, com rodas de conversa; são possibilidades realizadas.
.