Aventurar-se nos mágicos caminhos da palavra encantada, abrindo o coração à visão do invisível, ao gesto da escuta, ao olhar que se maravilha, ao pensamento mágico e imaginativo, ao universo brincante, à diversidade cultural dos povos é o convite deste projeto de trabalho e vida.

FORMATOS DE APRESENTAÇAO

 Pesquisando distintos de estabelecer o vínculo afetivo entre o texto, intérprete e ouvintes, Encantares propõe
 distintos formatos de apresentação , além da contação mais comum, feita em salas, ruas ou palcos.

 Veja na sequência:


- “Histórias e Sabores” convida os ouvintes a saborear palavras e quitutes.
Por este ato o ser se religa a dois gestos essenciais: compartilhar o alimento e a palavra, nutrindo corpo e alma. 
O formato é composto  por vários cardápios de textos e quitutes que podem ser apresentados em forma de  contação ou intervenção. 
Paidéia; Palas Athena; Freddo Café; unidades do Sesc Vila Mariana, Bertioga, Itaquera, Piracicaba e Pinheiros, foram alguns locais que acolheram a proposta realizada desde 1995


Em "HistoriArte" a fruição é ampliada pelo exercício expressivo e lúdico que celebra temas e criaturas iluminadas pelos textos, assim como integra e aprofunda as imagens acordadas pelos contos e poemas. 
A natureza, os seres encantados, os brinquedos, as estações do ano,  a infância e juventude, a leitura e os livros, as virtudes, os sentidos, são alguns dos temas trabalhados no formato”.
 Na livraria da Vila, no Projeto Oásis, na biblioteca de Guaianasis, no curso de Ecoformação, no espaço Interior, em espaço de recreação infantil, o público entregou-se  às artes e brincares. Pintando, modelando, fazendo colares, tecendo, dançando, compondo grãos ou dramatizando, celebraram estações, iluminaram personagens e questões.

-  “BibliotecAmbulante”, convida crianças, jovens e adultos à entregarem-se  às delícias da leitura. 
A ação pode  ser desenvolvida em ambientes fixos, com os livros dispostos sobre tapetes e bancadas,  ou numa intervenção itinerante onde a mediadora circula com seu carrinho-biblioteca. 
Esta ação foi realizada pela primeira vez para atender uma demanda do Sesc Carmo que coloca uma tenda de leitura na praça do Glicério. 

“Ao Pé do Ouvido” estabelece uma conexão de proximidade com o público, oferecendo um conto, poema, pensamento, brincadeira para um a pessoa ou pequeno grupo por vez.  Além dos textos também podem ser servidas brincadeiras e vivências corporais e teatrais.                                                                    Vários programas compõem esta intervenção que no Sesc Carmo celebrou a cultura africana e afro-brasileira; no Sesc Vila Mariana os alimentos, os jogos de tabuleiro, as viagens e os viajantes, o ócio e o lazer criativo, a saúde; no Sesc Santana, os idosos e a velhice; em consultório de psicóloga atuou junto a pacientes.

- “A Luz de Histórias”, amplia a narração pela conversa tecida na roda. Prosa vai, prosa vem, o ser se exercita na fala e na escuta, tecendo o diálogo.
onsiderando que os contos tradicionais dos povos iluminam as questões essenciais da vida, expressando a longa trajetória do homem no aprendizado de sua humanidade, em “A Luz de Histórias’ podemos nos debruçar sobre vários temas significativos à existência. 
Entre os locais em que o formato foi realizado, na Universidade Anhembi Morumbi trabalhou com o tema “identidade, dons, experiência e sonhos” e na Palas Athena debruçou-se sobre “os alimentos e o ato de se alimentar”.

- "Sarau" 
 Traz poemas e música ao vivo













Nenhum comentário:

Postar um comentário