Aventurar-se nos mágicos caminhos da palavra encantada, abrindo o coração à visão do invisível, ao gesto da escuta, ao olhar que se maravilha, ao pensamento mágico e imaginativo, ao universo brincante, à diversidade cultural dos povos é o convite deste projeto de trabalho e vida.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Tornando Real o faz de Conta

Coisa mais linda! Acabei de receber esta foto de uma apresentação de "Histórias Cheias de Brincadeiras" realizada numa creche (2007). Foi emocionante ver as crianças embarcando na proposta de comer o lanche de faz de conta. Neste espetáculo trago histórias de brinquedos e relembro brincares antigos. Neste momento contava que adorava brincar de casinha, de fazer comida.... Como eram muitas, servi para todas! E todas entraram no jogo! Olhando as expressões e gestos dá até para sentir o gosto, a textura e peso das comidinhas. Isto me faz lembrar da Viola Spolin quando fala dos conceitos de "tornar real" e "fazer de conta". Que lição as crianças dão, tornando real com tanta vivacidade e verdade a comida "de mentira".
Me parece que nas instituições em que o trabalho incentiva o lúdico, a imaginação, a liberdade, as crianças são mais receptivas à fantasia. Obrigada e parabéns às professores. Obrigada às amigas que me levaram ao local proporcionando esta experiência tão rica e feliz. Estas vivências reconfortam o coração e dão sentido à trilha escolhida, que nem sempre é facil de seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário