Aventurar-se nos mágicos caminhos da palavra encantada, abrindo o coração à visão do invisível, ao gesto da escuta, ao olhar que se maravilha, ao pensamento mágico e imaginativo, ao universo brincante, à diversidade cultural dos povos é o convite deste projeto de trabalho e vida.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

partir ou ficar?

Tão antiga a história de Bábuscka, ou da Beffana, que é praticamente a mesma personagem, ainda toca nosso coração tendo muito a nos dizer. Cada vez mais, aliás! Pois, cada vez mais a pressa, a falta de tempo, a correria, parece nos tirar do Caminho
Nas duas personagens, uma da Rússia e outra da Itália, a mesma questão se coloca: abandono meus deveres, meu serviço, minhas tarefas cotidianas, tais como lavar, passar, limpar e vou saudar o Menino prometido? Ou fico e primeiro desocupo-me de minhas tarefas?
Optando pelo dever cotidiano, ambas se atrasam, ou como se diz, “perdem o bonde”.
E tal dilema, não se aplica somente à questão colocada na histórias das duas camponesas: tudo largar para saudar o Menino Divino.
O “Menino”, pode ser este chamado maior que em certos instantes de sua vida, cada um pode se deparar. Este impulso, esta força que convida a seguir ao encontro da sua Essência, de seu Eu, Dom, Alma.... Chamado, a que os heróis e heroínas de tantas histórias são convidados a seguir ao encontro.
Pressa ou pausa? Obrigação com o dever corriqueiro ou compromisso com a essência?
Fixação ou ruptura? Apego ou coragem?
Ao chegar o tempo do natal e mais uma vez mergulhar na história de Bábuschka para semeá-la no mundo, estas questões tocam meu coração e ressoam em minha alma.
Se desejar navegar comigo nas aventuras desta camponesa que ressurge no natal trazendo mimos e uma mensagem dos anjos, estarei te esperando no dia oito de Dezembro, 20 horas.
Ao redor da mesa fraterna, provaremos quitutes ao som de “Quando A Estrela Ressurge”. O encontro deste “histórias e sabores” que celebra o natal é no Pátio dos Coletores de Cultura, Teatro Paidéia, que fica na Rua Darwin, 153, tel 5522, 1283.